A polícia foi criada para guardar os cidadãos ? A liberdade existe?

Ir em baixo

A polícia foi criada para guardar os cidadãos ? A liberdade existe?

Mensagem  LoversPE em Qui Jan 26, 2012 2:08 pm

A polícia foi criada para guardar os cidadãos? A liberdade existe?

Eu não entendo nada de informática, apenas eu gosto do Photoshop devido os meus tempos de fórum de Ragnarok, mas isso não significa que serei inútil. Afinal, informar é um dever de cada pessoa que domina algum assunto. A informação é necessária para todos sem ela você não passa de um trabalhador alienado sem a noção do que está produzindo. Eu li dois autores que tratam a liberdade com idéias divergentes. Quando fiz um artigo sobre a liberdade dos escravos durante o período das revoluções do NE no século XIX. Passei a entender melhor o que é liberdade e mesmo nas duas visões percebi que estamos caminhado para o mais fajuto ideal de liberdade.
Eric Foner trata a liberdade de modo contextualizado. Ela pode se transformar em um sonho quando você abstrai muito da sua realidade. Já o outro autor que pessoalmente me identifico mais mesmo ele tendo uns problemas com Marx. A liberdade de Mikhail Bakunin é a revolta contra toda autoridade divina, coletiva e individual. E no desenvolvimento mais cheio de todas suas faculdades e poderes humanos pela instrução e pelo treinamento científico.
Foner é mais materialista em minha opinião. Os escravos brasileiros podem ser usados para exemplificar sua idéia. No mundo de 1817 até a abolição da escravidão em 1888. As pessoas brancas e livres possuíam direitos do mundo moderno burguês. Esses direitos são baseados no Liberalismo econômico que da ao homem a liberdade de comprar, vender, possuir propriedade e etc. Logo os escravos não eram libertos, pois eles não possuíam tais liberdades. Inclusive não eram donos do seu próprio corpo.
Já dentro da liberdade de Bakunin nos percebemos falhas básicas em nossa sociedade. Acho pessoalmente que devemos buscar a nossa libertação das hierarquias. Onde tem hierarquia tem poder. O poder diferencia dominantes de dominados. Não sou especialista em anarquismo mesmo trabalhando com liberdade, mas acredito que esses princípios estão totalmente ligados a matrix em que vivemos.
Uma arma que talvez se já a mais usada pelo sistema para manter as pessoas dentro de regras é o medo. Esse medo já vem sendo trabalhado dês de então. Quando falo “dês de então” quero dizer sempre. Thomas Hobbes deixa isso claro na obra O Leviatã. Que com toda certeza já foi lida por todo político que se preze. Como humanos e seres políticos vivemos em sociedade, mas como viver em sociedade se nos tememos? Temos medo e queremos proteger a propriedade privada que está na essência do mundo liberalista capitalista. Essa propriedade que é defendida sabe por quem? Pela polícia! A ilusão de perigo trás as pessoas outra coisa chamada proteção. Só que vai muito além disso. Temos todos a ilusão do perigo, mas são poucos que contam com a proteção da polícia. Esse temor nos matém no lugar enquanto a propriedade privada é defendida.
No Brasil com a chegada da família real em 1808 foi necessário um modo de manter a ordem. E essa “ordem” seria colocar o pobre no seu lugar. Reprimir práticas e brinquedos dos escravos é um exemplo. De fato isso é a uma realidade. Você pessoa que trabalha, paga impostos caros, tem filhos, provavelmente um carro e uma casa está longe de ser o alvo da segurança do sistema. Eu tenho uma frase que adoro repetir em meus textos que é: O governo é prostituta do capital e a polícia é filha da puta. Entendeu? Você tem o direito de trabalhar, pagar impostos e ter uma ilusão de liberdade. Não que o trabalho seja errado por assim dizer. Afinal o que diferencia o homem do macaco é o trabalho e a evolução da técnica, mas esse foi institucionalizado pelo capitalismo. E é usado para escravizar. Mas existe o salário certo? Claro, o salário é sua ração. Me perdoem as palavras rudes nesse último parágrafo, mas eu achei necessário.

LoversPE
Jornada Anonymous
Jornada Anonymous

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum